Cabelo Preso para gordinhas: último tabu?

Se a moda parece ter ficado mais democrática nos últimos anos, com meninas plus size usando biquíni, cropped e o que mais quiserem, quando o assunto é beleza ainda existem muitos mitos a serem derrubados, especialmente no quesito madeixas. Seria o cabelo preso para gordinhas nossa última fronteira?

messy bun - plus size hairstyle

Marcia Saad usa um messy bun feito por Mayke Pavani. Foto para o FWPS Verao’15.

Não sei vocês, mas eu sou muito calorenta mesmo. Passou de 25C não posso com cabelo solto: prendo, particularmente, se estou trabalhando. Se alguma das modelos pede pra fazer uma foto comigo, solto e prendo de novo depois. É ridículo, mas faço.

Achei que era um trauma só meu até recentemente. Não é. Pense em qualquer campanha de moda plus size: as gordas estão lá tudo de cabelão solto embaixo do sol desgraçado. SEMPRE. Parece que cabelo preso para gordinhas é contravenção.

A paixão das marcas plus size, na grande maioria gente bem da magra, por cabelo comprido em modelo gorda é tamanha que muitas delas já trazem aqueles apliques bons, caros mesmo. Eu já fui repreendida por um cliente por ter feito um lookbook com o cabelo da modelo (tamanho 46) preso. “Só pode semi preso, tá?”.

É um caso clássico ovo/galinha. Quem veio primeiro: nossa vergonha de prender o cabelo por achar que vamos parecer uma bolacha Trakinas (ai que saudade hein, me liga) ou os outros acharem que a gente realmente fica feia de cabelo preso?

Em 20 anos só duas fotos de capa tinham close de modelo plus size com cabelo preso. Aqui, Alessandra Linder em 2010.

Em 20 anos só duas fotos de capa tinham close de modelo plus size com cabelo preso. Aqui, Alessandra Linder em 2010.

Tentando resolver o meu problema de ficar menos ridícula na maior parte dos meus dias, decidi pesquisar  dicas de cabelo presos para gordinhas. Tive total de zero boas matérias encontradas. Não tem!

Fui atrás das influenciadoras e modelos: só prendem o cabelo aquelas que tem o rosto magrinho, daí não vale. Fui nas gringas, não tem também. Demorei um mês procurando, revirei 20 anos de foto aqui e não consegui muita coisa.

A exceção, como sempre, fica para mulheres negras. Elas parecem estar no universo paralelo, muito mais livre e desenvolvido no quesito estilo em geral. Tudo que pra gente ainda é um tabu, pra elas já foi incorporado com muito estilo. No quesito cabelo elas não só prendem, como cortam como querem, raspam tudo, mudam a cor. Elas nos inspiram!

mulheres negras maravilhosas dando aula de estilo no penteado

Depois de muita pesquisa, acho que enfim quebrei o código de como usar cabelo preso para gordinhas. Nós vamos dividir em duas partes esse tutorial.

 

Parte 1 – O cabelo

  • O cabelo deve estar texturado, ou seja, não pode estar oleoso e muito lisinho. Penteado que dá certo é aquele tipo mais desconstruído, que por boa sorte do destino, tá super em alta.

penteado para rosto redondo: cabelo com textura

  • O cabelo deve ter volume na raiz. Utilize shampoo seco que já ajuda. Se você tá com verba sobrando, tem um pó chamado Dust it, da Schwarkopf (R$94) que é um aliado e tanto para essa tarefa na mão de alguns profissionais com quem trabalhei.

penteados-para-rosto-redondo-volume-na-raiz-topete

  • Você pode prender um topete na frente e depois montar o seu rabo/coque/trança como de costume. Dá uma diferença boa! Para um resultado mais sofisticado, separe a mecha correspondente a franja e desfie todo o cabelo atrás. Use a franja para cobrir esse ninho de pomba que vai ficar. Sua avó fazia isso, tá? Fica volumoso.
penteado para madrinha plus size

Volume na raiz na medida certa em penteado realizado por Fatima Palma na modelo Mayara Russi.

  • Se for fazer um rabo de cavalo, tente fazer bem no alto. Além de garantir uma brisinha providencial no pescoço, alonga o rosto. Você pode arrematar com uma mecha de cabelo, um lenço ou um schunchie (aqueles elásticos que vem dentro de um tecido a la anos 90).

cabelo-preso-para-gordinhas-penteados-plus-size-criatura-gg-rabo-de-cavalo-alto

  • O mesmo vale para os coques: quanto mais alto melhor. Os mais bagunçadinhos ficam mais modernos! São fáceis de fazer e são ultra democráticos com rostos redondos.

cabelo-preso-para-gordinhas-penteados-plus-size-criatura-gg-coque-alto

penteados-para-rosto-redondo-coque-messy-bun

  • Se você tem boa coordenação motora, aposte em um coque fofo, com volume. É ideal para quem tem cabelo cacheado ou tá querendo um look mais retrô.

cabelo-preso-para-gordinhas-penteados-plus-size-criatura-gg-coque-fofo

  •  Você pode adotar uma trança da Lady Gaga na posse do Biden por exemplo. Tudo que cria volume em cima, teoricamente, ajuda a alongar o rosto. Se você tiver um rosto mais redondinho é só puxar uns fios rebeldes para alongar.

trança holandesa para rosto redondo

  •  Trazer a trança ou a ponta do rabo de cavalo pra frente do ombro é um truque velho que você já faz com certeza. Você pode inclusive já montar o penteado direto na lateral. Ideal pra esconder aquele efeito dumbo que usar máscaras nessa pandemia dá na gente…
trança espinha de peixe

Trança lateral tipo espinha de peixe em penteado realizado por Fátima Palma na modelo Silvia Neves.

trança lateral para rosto redondo

  • Crie pontos de interesse como micro trancinhas embutidas ou grampos decorados.

trancinhas-embutidas-para-dar-textura-penteado-para-rosto-redondo

Mayara Russi usa penteado com tranças feito por Fatima Palma. 3 dicas em 1 só cabelo: topete, textura e trança lateral.

Mayara Russi usa penteado com tranças feito por Fatima Palma. 3 dicas em 1 só cabelo: topete, textura e trança lateral.

  • Abuse acessórios como lenços para criar volume onde achar melhor e deixar o look com cara bohemian

coque-alto-com-lenco-penteados-faceis

cabelo preso para gordinhas: coque alto com lenço

  • Se você tem cabelo fino, faça dois rabos de cavalo, um embaixo do outro, bem juntinho. Passe uma mecha de cabelo envolta pra cobrir e voi lá, terá mais volume ali.
  • Coque duplo pode? DEVE! Fica super divertido. O cabelo deve combinar com sua personalidade, ser plus size ou não é detalhe!penteados-para-rosto-redondo-coque-duplo

coque duplo para gordinhas - double buns for plus size girsl

Parte 2 – A cabeça

Assim como não existe roupa no mundo capaz de deixar a gente com corpinho 36 e tá tudo bem, o mesmo vale pro cabelo. Essas dicas são truques usados pelos profissionais para alongar um rosto redondinho, inclusive em mulheres magras.

São ideias pra gente fazer aquela época de transição entre a imagem idealizada que temos, construído pelo preconceito da sociedade e o que realmente somos. Amar a si própria, do jeitinho que é, é um processo que talvez nunca cheguemos plenamente ao final. Contudo, é um jornada necessária, cheio de altos e baixos. O prêmio é crescente e maravilhoso: uma vida mais livre, estilosa e feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.