Moda Sustentável Plus Size Brasileira

Tem palavrinhas que entram naquele hype e meio que perdem o poder de nos fazer refletir e realmente entender o peso determinado assunto. Empoderamento foi uma delas, tanto foi usado que não tem mais a mesma força. Sustentável, infelizmente, é outra. Entretanto em tempo de Brasil voltando a pautar a agenda ambiental internacional (no bom sentido), é hora oportuna para celebrar boas iniciativas como a da moda sustentável plus size.

Look Fruta Pão Plus

Look Fruta Pão Plus, uma iniciativa pioneira no Brasil de moda plus size sustentável

Moda e sustentabilidade parecem antagônicos, inimigos irreconciliáveis. Enquanto a moda se vale de ondas cada vez mais curtas de mania de alguma coisa em específico, a sustentabilidade sugere conceitos como slow fashion. É consumir produtos melhores, fazer escolhas mais bem pensadas ao invés de um consumo desenfreado e irresponsável do Fast Fashion, onde tudo é produzido, consumido e descartado muito rapidamente.

O fast fashion tem o mérito de ter democratizado a moda para todas as classes sociais. Hoje, não tem muita diferença nas trends carregadas no Brás ou na vitrine Balenciaga. O fácil acesso levou também a toda uma geração o direito de se expressar pela moda e explorar melhor suas próprias identidades.

Entretanto, o aspecto positivo para por aí. Esse jeito de consumir moda tem efeito devastador no meio ambiente (tecidos sintéticos com cadeia produtiva duvidosa são infinitamente mais baratos) e coleciona escândalos de trabalho escravo e o apoderamento de trabalho de pequenos designers por grandes coorporações.

Na contramão desse rolo compressor, vária iniciativas pipocaram pelo mundo e por aqui, temos uma ótima representante em moda plus size sustentável: A fruta Pão Plus,criada em 2017 uma marca jovem e cheia de ideias arrojadas.

Cropped e pantalona da Fruta Pão Plus.

Cropped e pantalona da Fruta Pão Plus.

A marca traz designs clássicos caprichados, atemporais até o manequim 60. A opção de vestir mulheres acima do 52, onde param a maioria das marcas de plus size, por si só, já é inclusivo. A opção pelo sustentável já vem na matéria prima, grande preocupação da marca.

A Fruta Pão Plus privilegia tecidos com fibras naturais como o Algodão Orgânico e ainda aposta em fibras inovadoras como Amni Soul Eco, primeira poliamida biodegradável do mundo. Até os botões são feitos de materiais naturais ou reciclados. Ah, tudo 100% nacional.

A diferença você sente na mão: o peso do tecido encorpado de toque macio, a respirabilidade da pele. É um carinho, um abraço. Os produtos são bem acabados, com costuras caprichadas. O forro de um vestido, por exemplo, não é feito daquele tecido transparente clássico no mercado plus, que aprece plástico. É uma camada generosa de fibra natural, que deixa a pele respirar.

Moda sustentável plus size da Fruta Pão Plus.

Moda sustentável plus size da Fruta Pão Plus.

Outro degrau importante para a sustentabilidade é apostar em design inteligente. São camisas, blazers, vestidos e nossas amadas blusinhas com cortes precisos e modelagem premium, pensada para valorizar nosso biotipo. Você não precisa de 150 vestidos hoje. Você precisa de um só, perfeito.

Ainda no quesito design, outra coisa chamou nossa atenção nas araras da coleção: quase todas as peças tem bolsos! Um detalhe pensado pela idealizadora da marca, a Patricia Robortella, também plus size. Enfim mulheres gordas criando para mulheres gordas!

O aspecto humano também é valorizado pela marca de moda sustentável plus size: as peças são confeccionadas em pequenas cooperativas que valorizam seus funcionários com prazos e metas reais de produção. Cada produto vem com uma etiqueta com o nome de quem a produziu. É mágico saber que sua blusinha favorita, um dia, foi um pedaço de tecido e transformado por mãos habilidosas. Mostrar a história por detrás de cada produto é criar um novo afeto com ele.

Camisa alongada: peça versátil da Fruta Pão Plus.

Camisa alongada: peça versátil da Fruta Pão Plus.

As vezes, conceitos como sustentabilidade parecem tão distantes da nossa realidade. Mas não são. Além de colaborar para um mundo melhor, você investe em um produto melhor para você, agora. Nada daquelas pecinhas mal feitas que não resistem a primeira lavada e que daqui há cinco anos você vai odiar a si mesma por ter usado. Moda sustentável plus size é escolher agora algo melhor para você e para o mundo.

Outra distorção comum sobre moda sustentável é achar que a única preocupação é com o meio ambiente, quando, na verdade, extrapola-se. Para levar esse título, as marcas optam por valorizar toda a cadeia produtiva. Existe sim uma grande e necessária preocupação ecológica, contudo, também existe um olhar que valoriza o ser humano.

Clique e confira nosso editorial de verão com as peças da Fruta Pão Plus:

look-plus-size-monocromatico-baner-pequeno

Importante: essa matéria NÃO é publi.

 

Agradecimentos:

Modelo: Mariana Fabri @marianafabripereira

Looks: Fruta Pão Plus: site AQUI ou Instagram AQUI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.