O book (ou portfolio) é o pontapé inicial na carreira da modelo plus size. É o material que será enviado para os clientes, a primeira impressão que terão de você.
Ao contrário do que muitos agenciadores propagam, seu book deve ser simples. Não simplório: apenas básico. Sem grandes makes, cenários, looks, efeitos. Opte por três looks clássicos, sendo pelo menos 1 com jeans e outro de maiô. Cabelo preferencialmente solto e unhas em tom nude.
Não tem necessidade de contratar um fotógrafo estrelado, mas, analise com cuidado o portfólio de quem pretende escolher. Se puder, converse com outras modelos que já fizeram fotos com a pessoa. Não precisa gastar os tubos, é um material relativamente simples e a maioria dos profissionais está apto a realizar com competência. No entanto, não é a hora de economizar. Um material ruim fecha portas para você no mercado.
Prefira fotos em estúdio e tente montar uma combinação bem versátil de fotos na hora da escolha. Você quer mostrar que pode fazer vários tipos de trabalho, certo? Tenha pelo menos dois closes bem fechados de rosto e 3 takes de corpo inteiro. As demais, distribua de acordo com seus pontos fortes e preferência. Ninguém melhor do que você mesma para fazer esta escolha.
Se quiser, aproveite a seção de fotos para fazer uma foto de biquíni ou lingerie mais comportada, luz simples e sem edição. São as chamadas “polas”, um apelido para Polaroid. Quando uma modelo ia em um cliente ele tirava uma foto instantânea dela com esse tipo de máquina para ajudar na hora da escolha. Afinal, no Book todo mundo é perfeito. Este tipo de imagem ultra natural tem sido bastante requisitada por contratantes e é bom que você tenha uma na manga. Ah, tem que ser sem maquiagem!
Dez fotos são suficientes. Se você é mais tímida, convém adquirir um plano maior com 15 ou 20 chapas. Assim, você terá a certeza de que terá a variação necessária.
Na hora de contratar a edição das imagens, combine o que precisa. Opte por algo muito sútil ou descarte este tipo de interferência: quanto mais natural, melhor. Photoshop em excesso é o fator número um na hora de eliminar uma plus antes de um casting e é piada de bastidor.
Pode parecer antiquado, porém, o book impresso na boa e velha pastinha preta ainda causa ótima impressão em seleções, particularmente, com clientes mais tradicionais. Imprima as fotos em tamanho A4 e organize de forma harmoniosa. Leve sempre com você nos recrutamentos. Sempre.
A venda de books compulsória a um agenciamento é algo errado. Se uma agência não aceitar suas fotos ou obrigar que você as refaça com profissionais indicados por eles: pule fora. Mesmo. Agências grandes lucram sobre o trabalho da modelo. Agências pequenas não arrumam muitos Jobs e tem que lucrar em cima de books, cursos, concursos.
Muito bom o material q li