A manchete fashion da semana foi a declaração de morte da calça skinny através de grupos de jovens tiktokers. Motivo? Covid-19. As pessoas passaram tanto tempo na quarentena que a ideia de usar algo tão justo, agora, a luz de uma nova era, parece surreal. E então em qual modelo apostar em sua próxima compra? Nós elegemos 5 modelos de calça plus size para usar em 2021!
A moda plus size e o mundo pós quarentena.
O 2020 e sua coleção de desgraças mudou o mundo da moda e nossa sede por tendências. A realidade do home office e a grave crise financeira fez com que as coleções mudassem de cara nesse primeiro momento. A Covid mexeu com toda nossa vida, inclusive nossas calças.
Apesar de plural, como devia sempre ter sido aliás, a tendência das calças plus size plus size para o inverno 2021 traz em comum barras mais alongadas, cós altíssimo e modelagem mais solta.
Mom Jeans Plus Size
Eleito como substituto natural da calça skinny, o mom jeans plus size já é uma realidade para a maioria de nós e está presente em quase todas as coleções das nossas grifes favoritas. A calça começou a ser introduzida com mais força a partir de 2018, com a promessa de ser mais democrática e acomodar todos os tipo de curvas. O que faz bastante sentido agora, com shape pós quarentena.
Esse modelo tem cós mais comprido, cintura alta e a boca mais reta. Se por um lado , a modelagem mais soltinha pode realmente ser algo benéfico para nossa silhueta, vale pensar duas vezes sobre dois fatores: porcentagem de elastano menor e cós muito alto podem ser desconfortáveis para mulheres que não estejam na categoria barriga negativa.
Acima da linha da cintura, quanto mais alto for o cós, mais evidencia a barriga e o bumbum, além de ser um soco no estômago (quase que literalmente) na hora que você está almoçando. Quem é plus size sabe que o nosso corpo é um quando estamos em pé e outro quando a gente senta.
Em tempo, mom jeans (jeans da mamãe) era motivo de chacota até alguns anos atrás. O nome, pejorativo, era dado pelas adolescentes ao modelo usado por suas mães que eram adolescentes nos anos 90. Tem até uma esquete do Saturday Night Live sobre isso. Na época original, esse modelo chamava semi baggy.
Calça Prada Plus Size
Se antes as tendências vinham das passarelas, agora elas vem do feed das influenciadoras. Essa calça, conhecida na gringa como disco pants, ganhou fama no Brasil através das redes sociais. Não foi um movimento ditado pela imprensa fashion, o que é bem impressionante.
Se a mom jeans vem atender a um público que procura uma silhueta mais confortável, essa calça em particular faz o movimento inverso e é popular para o nicho das seguidoras do estilo Kardashians de roupa mais sexy. É pra quem não aguenta mais moletom e quer se jogar numa produção sensual com salto.
Elas podem vir no modelo skinny (que nada mais é do que uma legging) ou flare e foram novidade a partir de 2017. Lembra da legging “molhada”, de cirrê? Esse tecido é quase que a mesma coisa, bem sintético e mais grosso. Aliás, daí vem o nome “prada”. Este é o nome dado por algumas tecelagens brasileiras a este tipo de composição fabril.
O maravilhoso é que ele serve pra qualquer tipo de corpo, porque é elástico. Agora, quanto a vestir bem, daí já é outra coisa e uma questão muito individual. Esses modelos são usados com cropped ou blusa pra dentro e ainda geralmente levam um cinto por cima.
Por mais que soe estranho comprar uma calça “prada” no Brás, vale lembrar que não é a primeira vez que a maison batiza um modelo específico no mundo da moda. Nos anos 90, havia um tipo de mocassim de salto com fivela que também levava essa alcunha. É bizarro mas não é inédito.
Nova alfaiataria plus size
Outro movimento interessante pós pandemia: alfaiataria relaxed. Apesar de já existir antes, essa tendência ganhou força justamente com a saída dos home offices de volta à realidade urbana. Passou de algo de nicho, de jovens fashionistas brincando com roupa de adulto mais gordo, para algo que todas nós desejamos usar. Queremos liberdade de movimentos.
A alfaiataria aparece com modelagem um tanto mais oversized. Não é grande, é só mais solta e reta. Ela agora também ultrapassa o ambiente coorporativo e pode ser usada em looks mais casuais do dia-a-dia e ser combinado com tênis.
A barra também está mais longa, quase tocando o chão. Nas passarelas, sim esta é uma tendência que vem “de cima”, elas estavam se embolando com o sapato. Daí já é exagero, é só uma caricatura mesmo. Na “vida real” a regra clássica que vale: um dedo do chão.
Quer dar uma carinha mais sexy? Combine com um bralette (aqueles sutiãs tipo um top de renda). Fica chique e ousado. Se busca um visual moderno, aposte em um terninho colorido ou estampado.
Calça pantalona plus size
Ah, esse modelo você já conhece há muito tempo. Ele sempre esteve aí e tem motivo pra isso: é fresquinho e confortável. Geralmente, vinha nos nossos looks praianos e todo mundo já teve uma pelo menos.
A diferença recente é que a escolha dos tecidos para este modelo são mais encorpados, inclusive jeans, o que garante uma sobrevida do modelo mesmo quando o inverno chegar.
Na hora de compor o look não tem muito mistério: prefira croppeds, bralettes ou simplesmente algo mais justinho.
Calça clochard plus size
Essa calça tentou ser introduzida há uns dez anos e flopou miseravelmente. Há uns dois anos, no entanto, ela passou a ser queridinha entre as influenciadoras mundo a fora e por aqui não foi diferente. Ela é um meio termo entre pantalona e calça reta: mais soltinha em cima e um pouco mais afunilada no tornozelo e geralmente leva um laco frontal no mesmo tecido e duas pregas pelo menos.
O cós é sempre altíssimo, o que permite usar qualquer tipo de top justinho sem medo nenhum de ser feliz. Quando baixarem as temperaturas, arremate o look com um blazer. O modelo mantém vida útil por mais uma temporada e inova com amarrações também nos tornozelos.
Outros shapes importantes em 2021
Calça Bootcut Plus size
É uma flare com menos volume na perna. Foi um hit dos aos 90 e é, possivelmente o melhor modelo para silhuetas plus. Ele dá uma liberdade muito grande para nossas curvas
Calça de Moletom
Há algumas temporadas, essa vibe athleisure já se fazia presente na calça jogger. Enquanto a modelagem lembrava calças esportivas, os tecidos eram mais fininhos e até refinados. Depois de um tempão na quarentena, a gente ainda não está preparada pra desapegar do moletom mesmo de verdade e ele acaba ficando mais presente nos looks de street style de todos os biotipos ao redor do planeta.
Calça slouchy plus size
O modelo, que significa desleixado em inglês, ainda não emplacou muito fora da instagramosfera. A gente não vê ela muito por aí em gorda por um motivo: ela aumenta a silhueta. Mas ainda, assim, é estilosa e ultra confortável. Ela começa como uma pantalona, com pelo menos uma prega na região do abdômen e acaba afunilada na perna. No meio desse caminho aí tem uma coxa com bastante volume mesmo.
Calça cargo plus size
Ainda em tímido revival, este modelo que fez sucesso na virada do milênio volta renovado com boca afunilada. Use com tops mais sequinhos, segunda pele. Nos pés vá de tênis ou aposte num contraste tipo high-low, usando uma sandália ultra delicada de salto alto.
Adeus, calça skinny plus size?
Apesar da sentença de morte dada pela geração Z, a peça não deve sumir de circulação tão cedo. Não precisa queimar as suas, ok?
Alarmismos a parte, o modelo já vinha caindo em desuso simplesmente porque a moda é cíclica e essas coisas acontecem o tempo todo: é um movimento natural. Como seres humanos, somos exploradores, estamos sempre atrás de algo novo. Há uns dois anos tivemos uma enxurrada de pantacourts e flares e nossa calça favorita, já ia perdendo espaço considerável nas araras da lojas.
Contudo, a moda no novo milênio se tornou algo muito mais democrático. Se por um lado existe as tendências das Kardashians e o fast fashion chinês, existe a moda sustentável e espaço para o vintage. Ou seja, gosta da sua calça skinny plus size? Continua usando. Eu vou.