Atividade física e depressão

1como a atividade física ajuda – equilibrio quimico, neuroplasticidade, endorfina

2 resgta da auto estima

3 como começar

Uma das coisas mais dificeis para um deprimido é justamente FAZER alguma coisa, especialmente fora de casa. O sair é muito dolorido. O deprimido ainda continua sendo gente além da doença: ele sabe que está decaindo na vida e perdendo dias e oportundiades. Saber disso é cruel. É se ver, lá de cima, em câmera lenta, caindo. Além da doença, você tem a plena noção do fracasso. Parece impossível que alguém assim sairá de casa para dar uma corridinha no parque.

Outro fator importante para colaborar com o estado geral de desânimo no deprimido é bioquimico. Não somente, como comentamos aí no tópico anterior, a atividade física estimula o bom humor e a sensação de satisfação, como o sendentarismo atua como um multiplicador de efeitos negativos, mesmo em pessoas não-deprimidas.

Está formado então um ciclo vicioso: você não faz atividade física porque está deprimido, o sedentarismo te faz ficar mais deprimido, logo, você não consegue achar motivação alguma para praticar exercício. Parece impossível sair dessa, ainda mais se você, assim como eu, ostenta quilos a mais.

Já fiz um post inteirinho com tópicos para ajudar quem está nessa fase difícil de começar algo novo. Algo que as pessoas vivem mandando a gente fazer mas que quando a gente faz, vira piada, vira estorvo. Recomendo muito que você leia (clique AQUI). Mas, saiba, que a jornada de cada um é individual.

Talvez a primeira coisa para quebrar esse ciclo terrível é achar um estopim. Se você está aqui, lendo esse texto enorme e interessado neste assunto, provavelmente já teve o seu. O meu foi um dia de trabalho terrível onde eu não consegui fazer as coisas por conta do meu peso. Isso já vinha acontecendo em algum grau, contudo, naquele dia foi nítido. Pode ser que o seu seja não conseguir acompanhar seu filho, alguma zica de saúde, hhumilhação. Geralmente, essa grande motivação é sempre algo para os outros, nunca para nós mesmas. O gordo é, antes de tudo, um generoso. Que seja

Os especialistas recomendam

4 como manter a motivação

Assim que eu comecei, ouvi até de médico “caminhada não emagrece”. Quilos perdidos a frente, ouvi de uma amiga que minha corrida, ainda no modestíssimo 6 km/h não passava de uma velocidade de caminhada. Eles mentiram? Não. Exageram? Com certeza.

Você será desacreditado. E isso, pessoa linda, será ótimo. Dá um ódio! Uma birra, uma vontade de provar que você já é uma versão melhorada de si mesmo. E já é, sou testemunha, você está comigo há muitos parágrafos,

Use de combustível. O fod@ é quando este discurso encontra o caminho certo pro ouvidinho do seu sabotador interno, um doido varrido, um chato, sempre doido pra atrapalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.