O ecommerce mudou o jeito com que fazemos nossas comprinhas, inclusive de make. Embora seja muito mais prático, a chance de errar no tom é quase que 100% caso você esteja comprando aquele produto pela primeira vez. Pode ser que você tenha se arriscado com uma marca nova ou ainda caído no canto da blogueira: certo é que agora você está com um abacaxi na nécessaire. Não se desespere: separamos 13 dicas de como reaproveitar maquiagem!
Base muito escura
Faça um bronzer para as pernas! Em um frasco vazio com tampa faça a seguinte misturinha: base, hidratante (pode ser bem baratinho) e um iluminador em pó. Agite bem e adicione um pouco de água caso utilize um borrifador ou sentir que o mix ficou muito espesso.
Base muito clara
Use no centro do rosto para um visual dramático e iluminado para noite.
Base muito grossa
Utilize um diluidor ou aplique com a esponja úmida para alcançar um resultado mais natural. Use pouco produto.
Base não adere na minha pele
As vezes, pode estar havendo alguma incompatibilidade entre sua rotina de skin care antes da aplicação da base. Talvez você use muito produto ou simplesmente alguns que não conversam muito entre si. Experimente aplicar algumas gotas de óleo de rosa mosqueta ou similar (dica no nosso make up super hero). O nome pode até assustar quem tem acne, mas relaxe, o produto não é grosso nem gorduroso. É fino e seca rapidinho. Outro jeito de encarar é mudar o jeito com que você aplica, geralmente bases que não aderem são grossas e precisam de uma espoja úmida para uma acabamento natural.
Corretivo muito escuro
Use como um pré-contorno ou um contorno sútil para o dia.
Corretivo muito claro
Use no canto interno dos olhos para iluminar. Fica maravilhoso também como primer para receber sombras e iluminador, mas precisa ser bem esfumadinho com sua esponja.
Sombra esfarela muito
Faça os olhos antes de fazer a pele, dessa forma você pode remover todos os resíduos sem comprometer o make. Outra dica é selar bem a pele embaixo dos olhos com pó, usando uma quantidade maior que o de costume. Qualquer farelo de sombra que caia ali pode ser removido depois com um pincel fofo, limpo e macio.
Sombra que não gruda
Se você não que gastar mais de R$100 numa paleta, certeza que já se deparou com isso. Tem cores que simplesmente parece que não grudam no olho. Experimente um primer de sombras! Ele potencializa qualquer sombra e melhora a aderência. Outro truque de maquiador: use corretivo sobre a pálpebra antes de cada camada se sombra que for depositar. Ele deve ser sequinho e um pouco mais claro que seu tom de pele. Aplique imediatamente antes da sombra, não deixe secar muito.
Sombra glitter que não gruda
Além dos passos anteriores que valem para todos os tipos de sombra, os pigmentos podem exigir colas especiais. Se for somente uma sombra com brilho, experimente friccionar os dedos (para aquecê-los) e dispense o pinsel: aplique com o dedo mesmo. O resultado é muito superior!
Delineador que falha
Pode ser muito aguado, ponta ruim ou simplesmente não é aquele pretão que a gente ama: use para fazer o rascunho do seu traçado. Faça as marcações delimitadoras de até onde quer ir e depois venha com um delineador que você goste. Outro uso interessante é passar na camada interna da pálpebra superior para preencher o espaço entre os cílios, especialmente se tiver usando postiços.
Máscara de cílios fraquinha
Utilize para delimitar os cílios inferiores sem a lambança das máscaras potentes. Se ela for bem pretinha, também pode servir de delineador.
Iluminador que não ilumina
use o produto com a pele ainda grudentinha de base, antes de selar. Caso nem assim adiante, experimente esfumar um pouco de corretivo antes da aplicação. Caso ainda fique sútil demais, quebre e utilize para a misturinha de bronzer para as pernas.
Blush que não sai
Raspe um pouquinho de produto com um estilete ou a ponta de uma faca. As vezes, a camada de cima fica ressecada e não quer sair do estojo por nada no mundo.
Batom que não combina com você
Batons podem ser usados também como sombras ou blushes cremosos, mas precisam de mão leve na hora da aplicação. O caminho mais simples é usar por baixo de um gloss colorido.
Gloss que escorre
Experimente passar pó ou um batom mate bem seco por baixo, além de delinear os lábios com um lápis apropriado.
Dá para reaproveitar maquiagem vencida?
Não! Mesmo antes do prazo estipulado na embalagem, os produtos geralmente têm validade inferior a 12 meses depois de aberto. Não dê mole com isso!
Adorei o artigo! A ideia de reaproveitar maquiagens que não deram certo é super criativa e sustentável, especialmente com dicas tão práticas como transformar bases em bronzers para as pernas ou usar batons como blush. Isso é perfeito para evitar desperdícios e ainda experimentar novos usos para produtos que muitas vezes ficam esquecidos na nécessaire. A dica sobre a incompatibilidade entre a base e a rotina de skincare também é valiosa; pequenos ajustes podem fazer uma diferença enorme!
Além disso, adorei ver a preocupação com segurança no final, alertando sobre maquiagem vencida. Um toque essencial para manter a pele saudável, especialmente para quem está sempre em busca de uma beleza natural.
Por falar nisso, tenho um blog com várias dicas de beleza e skincare para quem gosta de explorar novidades nesse universo. Vou ficar muito feliz se puder dar uma passadinha por lá quando tiver um tempinho!
Oie! obrigada -)