VBO, pochete, barriga-avental, pancinha: não importa como você aprendeu a chamar, com certeza você aprendeu a odiar esta parte do seu corpo. Como se livrar da gordura abdominal é frase comum nos caça-cliques da vida porque todos nós, homens e mulheres, de todos os pesos e culturas, detestamos nossa barriga, seja ela como for. Ela nunca é boa o bastante.
Mesmo com o avanço nos movimentos pró aceitação corporal, quase tudo é permitido: pneuzinhos, celulite, pelos, estrias, rugas. Em algum grau as coisas, sim, andaram pra frente, nem que com certa morosidade. Mas, pegue como exemplo suas modelos e influencers plus size favoritas: alguma delas tem barriga? Se tem, escondem. Com cinta, com photoshop, com artifícios fashion. Barriga é o último tabu do corpo feminino.
E onde existe um tabu, existe um grupo de mulheres corajosas dispostas a derrubá-lo. Antes das axilas não depiladas da Bruna Linzmeyer na capa da Marie Claire ou do movimento Free the Nipple, o Instagram já servia como sede para a hashtag “VBO”: Visible Belly Outline, “aportuguesando”, marca visível da barriga. Os primeiros posts remontam de 2014, quando o assunto virou polêmica internacional, endossado por body positives como a Gabi Fresh. Por aqui, no entanto, o assunto passou desapercebido.
Barriguinha chapada tem tudo a ver com o ideal machista sobre como o corpo da mulher deve ser e como nós compramos essa ideia, mais do que eles, inclusive. Como julgamos outras mulheres, passamos toda uma vida nos odiando e correndo risco de vida por uma parte do corpo. Nós até podemos dar like pro suvaco peludo ou pra barriga de alguém no Instagram, mas o quanto desse pequeno ato fala sobre incentivar a liberdade ou apenas reconhecer a coragem que não temos?
VBO infelizmente não é mais tendência. Nem lá, nem cá. Nem no Instagram, nem nas calçadas. Mas, nossas barrigas continuam proeminentes. As mulheres que postaram suas pochetes, provavelmente, continuam a odiá-las e a disfarça-las a todo custo. Será? Talvez, como gatos, precisamos dar uma leve recuada para um grande salto.